sábado, 18 de dezembro de 2010

"Para se ser biólogo é preciso “cinco por cento de inspiração e 95 por cento de transpiração”. Foi assim que Amadeu Soares, presidente do Conselho Directivo do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro (DeBio - UA), classificou esta profissão, destacando a necessidade de “se ser curioso e gostar de coisas vivas”, mas também de se “ter espírito crítico, perseverança e muita rotina”.
 Esta ideia foi complementada por António Amorim, investigador do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (IPATIMUP), que declarou que para se ser um bom biólogo é fulcral“pensar claro, simples e honesto” e ter “teimosia e audácia sem desrespeito interpessoal”, pois “tal como as espécies, a maioria da bibliografia tende a ser lixo histórico a curto prazo” e “as nossas ideias têm os mesmos direitos das dos outros”. Além disso, o acérrimo crítico da teoria da evolução de Darwin considera ser fundamental “saber e interiorizar a distinção entre uma teoria científica e uma narrativa conjectural”." 




Um dos cursos mais Ilustres deste Portugal é Biologia! Criaturas estranhas que adoram minhocas, uma flor é algo onde gastamos 1hora se preciso a analisá-la. 
Como muitos sabem o emprego para esses lados fica escasso com os 200 caloiros a inscreverem-se todos os anos só na FCUL (claro que muitos são os pobres frustrados  de Medicina ou outro curso que acabam em Biologia pensado que é um cursito fácil mas isto de fácil não tem nada). Está de tal maneira que no ano passado na sessão de esclarecimento do segundo ano para escolher os ramos um dos professores respondeu a uma pergunta com isto "Conheço muito bom biólogo que está nas caixas de supermercados".

Eu sabia que a coisa estava mal, mas nunca pensei que estaria assim tão mal. Isto tudo porquê, esta semana andei à procura da Ordem                         dos Biólogos. Os metros iam passando enquanto eu subia e descia a rua à procura de uma plaquita do género das que os advogados têm a dizer Ordem dos Biólogos. Qual quê! O meu espanto quando já ao anoitecer perguntei já meio derrotada a um senhor onde era a Ordem dos Biólogos, ele apontou-me um grande prédio amarelo. Percorri as varandinhas à procura da tal placa. Nada! Estranho no mínimo não estar uma Ordem tão importante identificada. A identificação fez-se chegar na forma de folha de papel colada à porta.





Vita Hard biologus



Sem comentários:

Enviar um comentário